sábado, 30 de setembro de 2006

O tempo não volta atrás

A minha infancia (até aos 14 anos), foi vivida num monte no Alentejo.
Eu era uma criança que, com o cabelo desalinhado, corria por entre sobreiros, apanhava grilos e criou um pequeno jardim com flores plantadas em latas de salsichas (vazias e com um buraco no fundo feito com um prego).
Dava farinha ao porco, couve ás galinhas e com o meu avô, que Deus o tenha, muito embora ele não fosse crente, montávamos ratoeiras aos pardais.
Eu era feliz e livre.
Ia comprar pão á venda, e tirava água ao poço.
Fazia bolos de lama na areia da estrada, apanhava erva para os coelhos e fazia chichi atrás da lenha. Com a lenha fazia-se lume no Inverno e cozia-se o feijão na panela de barro.
Matava-se o porco e era uma festa. Eu tinha medo dos porcos.
Eu adoro linguiça, torresmos, toucinho assado... Não gosto de bucho. Nunca gostei. Nem de serrabulho.

Hoje lembro tudo isso com muita saudade.

As linguiças que se vendem "por aí" são uma porcaria.

Ontem comprei no mini-mercado da vizinha uma embalagem de torresmos.Daqui. Não são como os meus (salvo seja), mas dá para desenrrascar. São dos melhores que tenho comprado e vale a pena.

Á noite, resolvi matar saudades - dos torresmos.
Um mega copo de leite com café e meio quilo de pão com torresmos.
Vi as novelazitas e caminha.

Durante a noite o leitinho brigou com os torresmos.
Eu não sabia que o "lançar fora" e o "destempero" davam sensações de desmaio...
Se não me segurassem teria caído no caminho do wc.

Que horror!
As saudades teem que ser "matadas" devagarinho. Quem mandou embrutar?

2 Comments:

Blogger sonia teixeira said...

ola!! sim somos mesmo nós os gemeos da dodot.... muito obg pelo teu comentario ,o nosso blog anda muito desactualizado é ke nos damos muito trabalhinho á mama e como só keremos brincadeira,esta visto.... tempo nao sobra. agora ainda estamos mais crscidos já temos 9 mesinhos a mama vai por mais fotos... bjs e ate breve (assim ke o virus deste computador deixar é claro)...

30 setembro, 2006 13:51  
Blogger Bigodes de Leite said...

Olá miga,bem os torresmos!!!!!!O chouriçito na brasa tb ia ....dos meus tempos de miuda apenas trago na memoria a minha QUERIDA avó que preparava sempre a cevada para o leite daquele jeitinho que ainda hj me recordo cm paixão e mta saudade ,com trapos velhos ela coava o pó da cevada para dentro de uma cafeteira velha amassada e pouco bonita ,mas que dava um gosto delicioso á minha cevada para entornar no leite ....o pão tirado do forno aonde a minha querida passava a manteiga feita em casa ....pareçe que lhe estou a sentir o cheiro......e ficavamos ali a ver a RUA SESAMO.....quando vinhamospara a rua era sempre para fazer apanha da amora onde eu vinha sempre marcada de silvas.....Que saudades...de ser menina......
beijufitas miga.....anda paraaí nostalgia não anda? um dia destes rumo ao Alentejo para te poder dar uma beijoca.....ai ...vou...vou...

01 outubro, 2006 18:53  

Enviar um comentário

<< Home