quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Óculos

Desde sempre que achei muito triste, crianças com óculos.
Lembro-me de achar tão estranho a minha colega Maria José da 1ª classe, usar óculos.
Nunca gostei nem usei óculos de sol. Tenho uns para conduzir e até isso não me dá jeito, nunca uso.

Mas, aprendi com um menino lindo de um blog que gosto muito de visitar que não é bem assim.
Aprendi que os óculos hoje em dia são um acessório de moda e que já não teem aquele peso de antigamente.

Hoje há muito por onde escolher, de todas as cores e lindos para as crianças.
Aprendi tudo isso e sinceramente acreditei.

Acreditei até ao momento em que levei a minha menina ao oftalmologista por causa de uma pequena alergia que a fazia piscar os olhos e ouvi as palavras "...tem que usar óculos... estigmatismo... para usar sempre..."

Olhei para ela.
Ela olhou para mim.
O meu coração chorou em prantos.
O meu rosto sorriu "feliz".

Na minha família nunca houve uma criança com óculos.
Nunca tinha havido.

Disse-lhe que havia óculos lindos e corremos várias ópticas só para ver.
Para ver, como quem percorre stands á procura do automóvel dos seus sonhos, como quem procura uma vestido para uma festa especial ou uma prenda de anos para alguém de quem se gosta.
Ver tudo, comparar tudo... tudo... menos o preço.

Ela andava feliz. Descobriu que também os havia com florinhas, do Júnior, da Barbie...

Foi uma tarde feliz e acabámos, depois de muito ver por chegar à óptica que eu queria, propositadamente deixada para última.

Só aí então apresentamos a receita médica para escolher uns.

Experimentou vários... várias vezes.
Escolheu, aqueles que ela quis, que ela adorou.
Não influenciei nem tentei faze-lo.
É ela quem se iria sentir bem ou mal com aquilo que gostasse ou não.
Cabia-me apenas ficar delirante e entusiasmada com a sua escolha.

Ficou triste por não ficarem logo disponíveis. e fez-me guardar segredo para fazer surpresa.

Nunca esquecerei o momento em que saímos da óptica de mão dada, com a sua carinha de óculos e sorriso feliz.

Eu também estava feliz, muito feliz mesmo, mas... só por fora.
Por dentro chorava desconsoladamente.

Á noite, ao deitar, abraçou-me feliz: "Mamã, já tens mais um sonho realizado. Tens uma menina com óculos".
E dormiu feliz, na absoluta certeza de que estávamos as duas felizes.

E eu... sozinha chorei.
Deixei cair todas as lágrimas retidas... todas as guardadas e mais algumas que surgiram então.

Um dia quando ela entender, que tipo de mãe pensará que tem?
Uma mãe que sonha em ter uma menina com problemas de vista?
Tenho medo desse dia, se e quando, na rebeldia da adolescência me fizer tal acusação.

Por enquanto... já lá vai quase um mês e continua a adorar os óculinhos.
E eu... eu continuo com o mesmo entusiasmo e alegria.

E por dentro... por dentro estou um pouquinho mais conformada e cada vez mais lembrando que o oftalmologista também disse "...mas não se preocupem que isto não é nada de especial... é pouquinho... volta daqui a um ano... pode ser que deixe de precisar..."

Pois... pode ser... ou pode não ser.
Hája saúde!

19 Comments:

Blogger Fuck! said...

Olá! Tudo bem?
Sempre tive vontade de usar óculos, mais até agora ainda não foi preciso!
Quem sabe mais para frente!

:D

12 setembro, 2007 16:16  
Blogger Ana Isabel said...

Como te compreendo e concordo ctg.
Como sabes a C. tb teve este ano de começar a usar óculos e qd os fomos comprar percorremos montes de lojas p/ser ela mesmo a escolher uns q ela gosta-se.
Adaptou-se bem a eles felizmente.
Os problemas só tem aparecido é agora, dps de já os usar.
Bjs

12 setembro, 2007 17:24  
Blogger Maria Vicente said...

Percebo-te bem e como usei oculos sei bem o que falas, mas no meu tempo era diferente, agora eles graças a Deus estão mais abertos para estas coisas, e ainda bem.
Beijinho

12 setembro, 2007 17:45  
Blogger Pitanga Doce said...

Julinha tem sete anos e também passou a usar óculos. Escolheu uns em lilás e a caixinha é da Turma da Mônica. Diz que agora está igual aos outros coleguinhas que também usam óculos.
Maria João, nós é que fazemos um bicho de sete cabeças. Eles só riem de nós...heheh

12 setembro, 2007 22:04  
Blogger Omeupititxoco said...

Comecei a usar óculos com 6 anos e depois de uns anos deixou de ser necessário...Estas coisas é bom corrigir desde cedo. E no meu tempo não havia estes óculos lindocas ;-)

13 setembro, 2007 01:16  
Blogger mimika said...

Entendo o que sentes, senti também o coração pequenino ao ler-te, mas ela adaptou-se tão bem e está feliz.
Vamos torcer para que daqui a um anito tudo se tenha resolvido.

Bj

13 setembro, 2007 01:50  
Blogger Não desistir said...

Oohhhhhh, não fiques triste....
Como disseste e muito bem, hoje em dia há oculos muito giros e que põem as pessoas com um ar muito fashion.
Eu uso oculos há quase 20 anos, de inicio não gostava nada mas agora já nem me apercebo que os uso. Já é um acto mecanico, é como pegar no molho de chaves e na mala. Não vivo sem eles mas naõ me ralo nada com isso, só com a carteira quando tenho que os renovar.
Beijinhos

13 setembro, 2007 09:02  
Blogger María said...

Minha querida, não fiques assim...óculos não é nada demais....agora há tão giros para os míudos..

Sei que não é caso para se ficar feliz, queremos os nossos filhos de perfeita saúde e sem problemas, mas do mal o menos, ter de usar óculos, não é?

Olha se fossem diabetes, ou leucemia, ou cegueira, ou surdez....podia continuar e continuar, mas é verdade, nem me imagino a passar por uma situação dessas, mas se ele precisar de óculos, opá, vou com ele e escolhemos os mais giros!!!!!!

Medo tive eu e terei sempre em futuras gravidezes que um filho me nasça cego de uma vista ou das duas (é que eu só vejo de um, vês? quem me dera a mim ter os dois e usar óculos!)

Bjnhos muito grandes Amiga!!

13 setembro, 2007 11:18  
Blogger Lisa_pt said...

Antes demais peço desculpa pela ausência, mas o tempo passa sem eu dar por isso...

Olha qt a este post eu entendo-te bem, no nosso tempo usr óculos significava ser "caixa de óculos", erámos humilhados na escola e não víamos essa necessidade com bons olhos... a verdade é que dantes havia mais "bons olhos", poucos usavam óculos (ou não tinham mt dinheiro para isso), até pq se pensarmos um pouquinho os estímulos visuais eram menos e não sofríamos tanto essas consequências. Eu comecei a usar óculos aos 16 anos, sentia mesmo falta deles, devido à miopia e aquilo que começou com 0,5 diopetrias, hoje vai em 6... mas desde os 20 anos q comecei a usar lentes de contacto, mas nunca mais deixei os óculos (pq sem eles ñ venho um boi! LOL).

Não te preocupes q realmente hj usar óculos é moda e eles ñ se importam, o que chateia é mesmo o facto deles ñ terem uma visão tão saudável como desejávamos...

Joquinhas gds

13 setembro, 2007 12:34  
Blogger Lisa_pt said...

Antes demais peço desculpa pela ausência, mas o tempo passa sem eu dar por isso...

Olha qt a este post eu entendo-te bem, no nosso tempo usr óculos significava ser "caixa de óculos", erámos humilhados na escola e não víamos essa necessidade com bons olhos... a verdade é que dantes havia mais "bons olhos", poucos usavam óculos (ou não tinham mt dinheiro para isso), até pq se pensarmos um pouquinho os estímulos visuais eram menos e não sofríamos tanto essas consequências. Eu comecei a usar óculos aos 16 anos, sentia mesmo falta deles, devido à miopia e aquilo que começou com 0,5 diopetrias, hoje vai em 6... mas desde os 20 anos q comecei a usar lentes de contacto, mas nunca mais deixei os óculos (pq sem eles ñ venho um boi! LOL).

Não te preocupes q realmente hj usar óculos é moda e eles ñ se importam, o que chateia é mesmo o facto deles ñ terem uma visão tão saudável como desejávamos...

Joquinhas gds

13 setembro, 2007 12:34  
Blogger Sonia said...

olha estava a ler-te e a pensar ... levaste um mes a "por isto cá pra fora"
queremos sempre como é obvio que os nossos filhos sejam cem % saudaveis o que nem sempre acontece.... mas usar oculos é uma questão de adaptaçao....olha acho que ficou aí um pouquinho do trauma da tua amiga da 1ª classe quando os usava.... actualmente as pessoas estao mais abertas

13 setembro, 2007 13:23  
Blogger Carina M said...

De certa forma compreendo-te, acho que nos pomos na pele deles e sofremos, mas como viste a tua filha resolveu a questão com mestria. Eu também de certa forma acho incomodo, mas acho que depois do habituar, passa. Mas agora já sabes, usar oculos mesmo que sejam de sol, não é só por questão de vaidades, serve também para proteger os nosso ricos olhos, se bem que o que a tau filha tem nada tem a ver com raios ultra violetas e afins.
Bjs

13 setembro, 2007 14:57  
Blogger Patricia said...

Eu já usei óculos e deixei de usar.
Além disso, se quando ela for grande não gostar de os usar, pode sempre optar pela cirurgia (que está sempre a evoluir...)

beijocas

13 setembro, 2007 14:59  
Anonymous Anónimo said...

O mais importante é a sua adaptação e nesse aspecto parece-me que a tua menina até se sente feliz por usar óculos!
Sei o que a minha irmã sofreu na escola por usar óculos mas acho que este tipo de preconceito já não faz sentido...
Compreendo o teu coração "pequenino" - queremos sempre o melhor para os nossos filhos e isto não é certamente o melhor!
Eu ficaria como tu... mas não devemos transmitir estes receios aos nossos filhotes!

Bjs

13 setembro, 2007 23:23  
Blogger Maria Vicente said...

Obrigado pelas palavras q me deixas-te, virei sempre ao teu cantinho saber das coisas lindas que escreves e claro que venho contar-te as minhas, apenas não vou fazer o blog.
beijo grande e obrigado por tudo.

14 setembro, 2007 09:14  
Blogger Carla Iglesias said...

Olá amiga,
Eu também não tenho ninguém na familia que use oculos, e se calhar teria a mesma reacção e o mesmo sentimento do que tu. Mas o que era no nosso tempo não é de certeza igual. Antigamente eram chamados de caixa de oculos,porque os óculos eram feios e pesados. Hoje há tantos de todas as cores e feitios que até ficam bem. E pode ser que no futuro ela deixe de usar..
beijinhos e bfs
Carla

14 setembro, 2007 11:41  
Blogger MARY said...

A minha tambem usa, e eu tambem, já nos habituamos, a principio foi dificil mas tudo se ultrapassou.
bjs

15 setembro, 2007 14:07  
Blogger Isália said...

Se ela sair à mãe, um dia mais tarde, vai perceber a atitude que tiveste

15 setembro, 2007 20:14  
Blogger bonecos e tintas said...

Olá Maria João!

Eu compreendo o que sentes , nunguém gosta de ter filhos com "problemas". Mas se pensares bem não é assim tão grave, uns têm alergia, outros asma (bem mais grave), outros têm astigmatismo e usam óculos.
Eu sei bem o que isso é pois usei óculos desde os 4 anos - astigmatismo mais miopia - nunca melhorou.
Aos 15 anos estagnou e disseram-me que podia usar lentes de contacto.
Nessa altura os óculos eram todos enormes e horríveis! Comecei a usar lentes de contacto aos 16 anos. Não me apercebi mas fui um patinho feio. Comecei a estranhar as reações de antigos colegas de escola que ficavam tão admirados quando me viam e diziam que estava tão gira!
Uso lentes de contacto até hoje. Alguns dias uso óculos, uns muito giros, muito fashion e todos me dizem que fico tão gira de óculos!
:)

21 setembro, 2007 18:12  

Enviar um comentário

<< Home