terça-feira, 23 de outubro de 2007

Uns semeiam e outros colhem

Sinto-me sempre um pouco incomodada quando se fala de copianços.

Há tantos bonequinhos que circulam na net ... de algum lado devem ter vindo mas parece que pertencem a todos.

Muitos nem mencionam a proveniência.
E há os outros “bonequinhos”, verdadeiras obras de arte com direito a “assinatura”, que tanto orgulham quem as produziu.

E quando expomos em público o que é nosso, ainda mais um público sem rosto como este, corremos o risco de ver as nossas obras copiadas, imitadas ou até ilegalmente adoptadas.
Não é correcto mas, muito sinceramente, não me admiro que aconteça.
Não me surpreende... aliás o contrário é que seria uma surpresa positivamente inacreditável.

Eu tenho por aqui muitas imagens que nem imagino onde terão “nascido”.
Vi-as por aí e gostei delas.

Fiz alguns cozinhados de blog´s e utilizei nas minhas postagens as imagens originais – sempre deixei o caminho a seguir para encontrar os verdadeiros autores - penso que não terei ofendido ninguém mas...

Compreendo o que sente quem foi “roubado”. É errado e acima de tudo é muito injusto.
Por isso aqui fica o selinho.
Este foi o facto que lhe deu origem.

12 Comments:

Blogger Tita said...

sim, realmente quando expomos uma coisa nossa corremos o risco de sermos "roubados", eu no meu cantinho tento por fotos tiradas por mim, mas nem sempre é possível, e plágio é crime... jokas

23 outubro, 2007 14:34  
Blogger María said...

Bolas!

Fui lá ver e realmente....não entendo estas coisas :(

Bjnhos

23 outubro, 2007 14:40  
Blogger Docinho said...

REALMENTE é triste... bem sei do que falas... ver ideias copiadas... isso irrita-me... não só em trabalhos... em tudo!
Enfim... mal de quem copia... é pq não sabe fazer igual nem melhor!
; )

Beijos originais

23 outubro, 2007 22:02  
Blogger Pitanga Doce said...

Maria João, é claro que fui lá e achei tão estranho! Uma pessoa que se diz professora de artesanato põe uma foto de corpo inteiro no no blog e apresenta trabalhos que, visívelmente não são seus? Tem fotos ali que foram tiradas de revistas numa cópia grosseira em que se vê o fundo por baixo.
E pelos vistos não fez muito sucesso, já que o último post foi a 27 de maio, se não me engano.

Esquisiiito!

24 outubro, 2007 02:01  
Blogger Smas said...

Bem, realmente não se percebe.
Ponho fotos da net no meu blog e costumo identificar quando sei.
Não me importo que usem fotos minhas desde que com referência e tu fizeste e mito bem e eu só tenho de agradecer.
Bjs

24 outubro, 2007 05:45  
Blogger Ana Isabel said...

Bem realmente...
Não percebo mesmo cm há pessoas assim.
Também acho que quem copia é pq realmente não sabe fazer sozinho as coisas.
Bjs

24 outubro, 2007 11:38  
Blogger Carina M said...

Pois é o mundo da net tem o lado bom e o lado mau. Sou sincera posto muios "macacos" no meu blog, que copiei daqui e dali, mas estes ao que me parece não têm "dono". Mas aqui há dias uma anónima estava indignada com uma amiga que tem um blog de culinária, por esta postar receitas que não experimentava e que ela dizia ser dela. Isso já não concordo, poruqe a pessoa em questão tem imensas revistas, livros, papeis, cópias, etc, em casa e resolveu postar essas receitas, mas como muitas delas não experimentou, fazia pesquisa na net para encontar uma foto que tivesse a ver com a receita e publicava. É certo que ela não menciona a fonte das receitas, mas não considero que seja "roubar" as ideias dos outros. Agora como neste caso aconteceu acho mais grave, pois a outra beneficiou do trabalho de uma outra pessoa.
Bjs

24 outubro, 2007 11:59  
Blogger Maria Vicente said...

olha que realmente.
eu coloco bonecos inocentes, mas talvez até tenham direitos de autor, nao sei.
beijoca

24 outubro, 2007 17:23  
Blogger _PipinhArt_ said...

Oláaa
passem no meu blog.. rifinhas.. e habilitam-se a um premiozinho..
Bjinhos
Filipa

24 outubro, 2007 21:42  
Blogger Patricia said...

Pois é, é muito aborrecido quando as pessoas utilizam as nossas imagens para outros fins... eu confesso que utilizo imagens da net, e que apesar de nem sempre dizer de onde as retirei, nunca apago os créditos...
beijos

24 outubro, 2007 23:44  
Blogger turbolenta said...

O meu blog tem para aqui fotos que nunca mais acabam.Se calhar há por aí quem as copie. Mas, as melhores, guardo sempre para mim e não as exponho na net.
Copiar isto ou aquilo é algo que toda a gente faz. Só que alguns é sem maldade e raramente o fazem, outros é por sistema.
Ainda recentemente a Elvira da Elvira bistrot fez uma postagem sobre isso. Andavam a roubar-lhe e copiar o blog todo. Ela conta tudo o que fez para acabar com a situação enganosa. Mas parece que demorou a resolver o assunto.
Também não perco tempo a procurar se há fotos minhas a viajar por aí.Nunca ninguém me contactou a pedir autorização para copiar seja o que for.Sou uma pessoa deveras insignificante a quem ninguém liga demasiado.
Mas há limites para tudo.
bom fim de semana

26 outubro, 2007 11:25  
Blogger Fuck! said...

Olá, Olá, Olá!
:D

07 novembro, 2007 11:56  

Enviar um comentário

<< Home