sábado, 12 de janeiro de 2008

Descobri as bolas de berlim na escola aos 10/11 anos.
Que coisa boa!
Hoje já não são o que eram, o recheio é "deslavado" e já nem o cheirinho é igual. Devem ter-se acabado os ingredientes caseiros e naturais.
As das pastelarias não quero nem vê-las, mas as da padaria ainda vou apreciando algumas.

Há muito que eu desconfiava que ao Sábado os bolos eram os que sobravam de sexta.

Hoje comprei uma bolita. O padeiro embrulha em papel. Antigamente era papel pardo. Até isso mudou.
Ao desembrulhar cheirou-me a água ardente.
A primeira dentada tinha um leve sabor mas eu até gosto de agua-ardente e como tinha estado na vitrine junto aos bolos brancos...
Abria-a para ver o recheio. Tudo ok.
A segunda dentada foi literalmente cuspida para cima do bolito (graças a Deus que estava sózinha)
Grrrrr.
Azeda mesmo.
A minha vontade foi voltar lá.
Mas não voltei.
Nem vou reclamar com a ASAE.
Perdi 0.70€.
A bola de berlim está no lixo.
Mas é o meu padeiro de todos os dias.
Tenho fome, mas bolos ao Sábado, aqui na margem sul... "jámé".

33 Comments:

Blogger Coisas minhas said...

As bolinhas da praia são muito boas! Aliás acho que perfiro essas ás das pastelarias!

Beijocas

12 janeiro, 2008 12:45  
Blogger Lau said...

o tempo vai passando e as coisas já não são como antes, infelizmente. Esse doce aqui no Brasil chamamos de sonho, é mto gostoso, mas não sei se são como os daí. Símbolo do Corinthians, sim, Corinthians é um time de futebol aqui do Brasil, e o q vc viu é o escudo q eles usam, ok?!
bjinhus, bom fim d semana!

12 janeiro, 2008 15:25  
Blogger Fuck! said...

Aqui no Brasl, se chama "sonho"

12 janeiro, 2008 16:14  
Blogger Fuck! said...

Alguns são bons, outros nem tanto!
:(

12 janeiro, 2008 16:15  
Blogger Maria Vicente said...

eh eh eh, imagino, que horror, uma pessoa cheia de vontade de lhe dar uma trinca e vai na volta está impropria, poxa.
beijoca

12 janeiro, 2008 20:58  
Blogger Néa Souza said...

Assim como as pedras preciosas são tiradas da terra, a virtude surge dos bons atos e a sabedoria nasce da mente pura e tranqüila. Para se andar com segurança, nos labirintos da vida humana, é necessário que se tenham como guias a luz da sabedoria e virtude. (Sakyamuni).
QUE DELICIA DE SONHO,DEU ÁGUA NA BOCA...BJS

12 janeiro, 2008 23:11  
Anonymous Anónimo said...

Ai a imagem está uma delicia! lol mas... que episodio tao chato!

13 janeiro, 2008 01:18  
Blogger turbolenta said...

Lembro-me tão bem das bolas de Berlim que comia no 1º ano do liceu(actual 5º).Ía a pé(se ia cedo) e nesse dia o dinheiro era para a bola.
Eram realmente muito boas.Cheiravam à distância!
Mas isso era no tempo em que os bolos eram feitos com ovos.Hoje, a maior parte das pastelarias não os utiliza, mas sim um pó que substitui os ovos.
Por isso eles são deslavados e sem sabor.
Mas aí na margem sul há pastelarias que têm fabrico próprio e que têm confecção aos Domingos de madrugada.
Não fales em ASAE.É o terror dos comerciantes.
Temos de concordar que restaurantes, cafés, pastelarias, etc andavam mesmo ao ´DEUS dará e sem fiscalização, nem cumprindo as regras mais elementares de higiene e segurança, pondo em risco a saúde pública.
Aqui perto, o dono do café, resolveu pôr um cinzeiro de pá alto do lado de fora da porta, na rua.
Resultado: passou a ASAE e houve multa. Os cinzeiros não podem ser colocados em lado nenhum, nem fora do café!

Agora eu, no teu caso, chamava a atenção ao padeiro.É que, além de não ser do dia, as condições de conservação não eram as apropriadas, senão também não teria, certamente, azedado logo.
bom fim de semana

13 janeiro, 2008 16:22  
Blogger Maria P. said...

Que saudades mesmo das bolinhas de Berlim do tempo do liceu, tds os dias comia uma e por incrivel, nessa altura não se engordava por tudo e por nada. Mas as Bolas eram de facto delíciosas com um recheio mt cremoso e por cima não levavam açucar em pó era mesmo o açucar normal que se pegava à boca. Desde que a pastelaria se começou a industrializar certas doçarias perderam a "doçura". Gostei mt do teu blog.
Bjinho

14 janeiro, 2008 09:22  
Blogger Carina M said...

Tb eu tenho saudades de comer uma bola com as caracteristicas dignas de uma bola de berlim. Olha resta-me ter um jeitinho na cozinha e confecionar uns bolitos agradáveis, e não é que tb tenho a receita das ditas mas ainda não me fiz a elas?? Olha deixaste-me com agua na boca.
Bjs

14 janeiro, 2008 14:06  
Blogger Eu e Tu...Relatos nossos.. said...

Concordo plenamente contigo, as bolas de berlim ja nao sao como as do meu tempo de menina, o sabor esta muito diferente, o cheiro tb axo k nao tem nada a ver :S.

Eu axo k da proxima ida ao padeiro reclamava, podia n valer de nada mas reclamava.

Beijinhus e boa semana

14 janeiro, 2008 15:14  
Blogger Lau said...

acabei de comer um "sonho", e tava mto gostoso :))
bjinhus, ótima semana p/ vc !!!

14 janeiro, 2008 21:03  
Blogger marsof81 said...

Aos Sábados passa em minha casa um padeiro com uns bolos k são uma delícia. Têm o mesmo sabor k aqueles da minha escola, quando andava no secundário. Mas não traz bolas de berlim. Dessas, dfas originais sinto saudades!!

Beijinhos!!!

Sophia

14 janeiro, 2008 22:52  
Blogger APO (Bem-Trapilho) said...

:)))))
bjo grande e boa semana!

14 janeiro, 2008 23:59  
Blogger Ana Isabel said...

Realmente é verdade miga, com o tempo parece que vão alterando o sabor e para pior.
Dantes até o cheirinho delas dava água na boca, agora acho q nem cheiro têm :)
Bjs

15 janeiro, 2008 11:50  
Blogger Pipocas Bebé said...

Nunca gostei de bolas de Berlim, as minhas preferidas eram as de manteiga. Mas o nosso gosto altera-se com o tempo, há tantas coisas que eu não gostava de comer antes e agora já as como. Noto diferença é nos corn flakes, ainda me lembro a 1ª vez que os comi...
Beijoquinhas fofinhas.

15 janeiro, 2008 12:35  
Blogger Carina M said...

Hummmm olha que me sinto desafiada. Talvez graças a ti as ditas sejam umas das próximas receitas a ser executadas. Olha se vivesses mais peto uma era tua, mas assim não corro o corro de enviar não vá ela ficar azeda, blhecccccc.
Bjs

15 janeiro, 2008 12:36  
Blogger Paula19 said...

Eu só como bolas de berlim no Verão quando vou à praia.Essas sabem-me sempre bem. Até podem estar azedas mas sabem-me sempre bem. Que saudades!!!!!!

15 janeiro, 2008 13:14  
Blogger Omeupititxoco said...

Cada vez mais os bolos têm um sabor "artificial", a verdade é que mais vale tentarmos fazer umas coisinhas por nossa conta ou encontrar quem mantenha a tradição na confecção dos bolinhos que nos faziam delirar em criança.

16 janeiro, 2008 00:41  
Blogger Sonia said...

olha sabes que tenho tb uma receita das magnificas bolinhas de berlin-.... quem sabe tb nao me aventuro um dia destes como a carina-mas que me deixaste com agua na boca -lá isso deixaste-o que a uma gravida nao se faz-ehehhe-beijinhos
mas não sei o que é .. sóq ue já nada sabe como antes.... no meu tempo de escola um simples pastel de nata tinha um sabor divinal... agora...come-se

16 janeiro, 2008 11:32  
Blogger Pitanga Doce said...

E não é que tenho algumas aqui em casa, na geladeira(que aqui chamam-se sonhos). Estas têm recheio de doce de leite ( que não é muito usado aí).
Julinha vai "tomar conta" delas...hehehe

jinhos

16 janeiro, 2008 13:38  
Anonymous Anónimo said...

Miminho e desafio! :D Passa pelo meu blog, sim? :)

16 janeiro, 2008 18:54  
Blogger olharbiju said...

Adorei estes teus ultimos comentários, como todos os que fazes.
Tens toda a razão em tudo.
Bjnhos com carinho

16 janeiro, 2008 19:32  
Blogger APO (Bem-Trapilho) said...

olá linda! vim deixar-te um beijinho antecipado para o fds pk o meu vai começar mais cedo desta vez!
bjão

17 janeiro, 2008 11:19  
Anonymous Anónimo said...

hummmm...que delícia...aqui no brasil a gente chama de sonho....o de goiabada é o meu preferido...acho que fiquei com desejo...hehe

17 janeiro, 2008 13:34  
Anonymous Anónimo said...

Se algum dia passar por Viana do Castelo, vá ao Natário e experimente as de lá... uma verdadeira delícia... ao ponto de ter conseguido comer 2 seguidas num dia de Agosto em que o sol estava a torrar!!!

17 janeiro, 2008 15:51  
Blogger Lau said...

"é um blog de referência", aiaiai, estou me sentindo nas nuvens, hehe
Obrigada pelo carinho minha querida!!!
Qdo puder passa no meu blog, tem desafio p/ vc!!!
Bjinhus

17 janeiro, 2008 16:03  
Blogger Patricia said...

Eu adoro bolinhas de berlim... o recheio, hummm são tão boas.... e por acaso nunca me aconteceu nada do género... Foi pouca sorte!

19 janeiro, 2008 09:25  
Blogger Smas said...

Também já me aconteceu, aí em Portugal que aqui não têm o mesmo sabor. Acho que um dia destes também vou fazer.
Bjs

23 janeiro, 2008 15:57  
Blogger Os Meus Sonhos said...

tem rasao saudades das bolas de berlim que eu comia na escola aiiiiiiiiiii vc agora me deu uma agua na boca.
Amiga obrigada pelo carinho.Estou melhor e retornando aos poucos.
Mil beijos com votos de um doce fim de semana
Mary

25 janeiro, 2008 02:04  
Anonymous Anónimo said...

Olá Maria!
Em breve passarei a apostila para você!
Tentei passar para uma amiga e ela disse que não conseguiu abrir o arquivo. Vou passar para você. Caso o arquivo não abra, por favor me avise que pensarei em outro jeito de te mandar!
Ah! E vou te linkar no meu blog!
Seu blog é muito legal!
Bjoo

29 janeiro, 2008 15:46  
Blogger rosa dourada/ondina azul said...

Lembro-me de estar na praia, e passar o vendedor, todo de branco vestido, a apregoar bolas de berlim, e como eram deliciosas...

agora, tudo está diferente...

Boa semana,
Beijinho,

03 fevereiro, 2008 19:48  
Blogger Paulinka said...

Hummm... bolinhas de Berlim... na praia então... hummm... fiquei com água na boca!!!
Ah e com muiiiiiiito creme! A cair...

11 fevereiro, 2008 21:49  

Enviar um comentário

<< Home