terça-feira, 13 de novembro de 2007

Floribela.

Hoje já não vejo esta novela.
Mesmo que o horário desse para eu ver, não veria na mesma.
Tornou-se enjoativa.

Tempos houve em que eu assistia boquiaberta àquelas cenas dos jovens a trepar com os pés automóveis, paredes e árvores até meio do tronco.
Eu ficava fascinada.
“Já que não arranjei um gajo assim, gostava que o meu filho fosse assim”.
(Desde pequenino que quando lhe segurávamos as mãozinhas para se levantar, os pezinhos dele trepavam logo pelas nossas pernas).
O papá fazia-se de irritado com estas minhas palavras.
Eu adorava, eu sonhava, eu achava lindo.

Será castigo?

O meu menino entrou para a escola com 5 aninhos e de imediato começou a aprender coisas com os meninos mais velhos e mais malucos.
Palavrões, respostas tortas, empurrar a mana, dar pontapés na parede...
Expressões do tipo “faço se eu quiser” , “tu não mandas em mim”...
E aprendeu a trepar tudo.
Tudo mesmo.
Árvores, muros, laterais das portas, sinais de transito, pessoas, portões...
Em todo o lado se pendura. Estou farta !
Levou uma nalgada em cima do muro da vizinha.
Estas trepadelas são o meu desespero.

Eu adoro que ele trepe, que ele seja forte e corajoso.

Gosto de irreverência na medida certa.
E gostaria muito de conseguir pôr debaixo daqueles semi-caracolinhos, o sentido de oportunidade e a noção certa do apropriado ou não apropriado.
Trepar é lindo e apaixonante... mas não em todo o lado.

Mães, pais, parentes ou amigos de meninos. Alguém tem ou teve um menino trepador?
O que fazem?
O que fizeram?
Foi uma fase?
É algo que se recorda com divertimento?
É um desespero?
Eu não sei... quem me dera saber.
Piora ou melhora?

29 Comments:

Anonymous Anónimo said...

olá, eu tenho 3 filhos. Um casal de gémeos com 10 anos e uma menina com 21 meses. Os mais velhos nunca foram assim de trepar as coisas, mas a pequenita tira-me do sério com tantas trepadeiras, eu já a tirei de cima das secretárias dos manos, da minha, de cima da mesa. Tive inclusivamente que retirar as mesas da sala para não dar com ela mais vezes em cima da mesa. Eu tb espero que isto passe e que seja uma fase.
beijinhos
carla

13 novembro, 2007 17:55  
Blogger PAULO SANTOS said...

Este comentário foi removido pelo autor.

13 novembro, 2007 18:40  
Blogger PAULO SANTOS said...

pois... que dizer que te possa verdadeiramente ajudar!
O problema é que eles são demasiado crescidos quando lhes interessa e fazem-se de tolos quando não lhes agrada!
Não adianta ralhar...
O meu pai vira-se para mim e diz: "pois, estas educações á moderna..." eu sinceramente não sei o que isso é...educações á moderna...

pois..pois....

Um beijo para ti

Paulo

13 novembro, 2007 18:41  
Blogger Patricia said...

Olha, para teu bem (para não dares em maluca) desejo que seja uma fase...
beijocas

13 novembro, 2007 19:08  
Blogger rosa dourada/ondina azul said...

Querida Maria João,
tu quiseste e tiveste...

A medida certa, sabes que as crianças estão à descoberta, o equilíbrio e a medida certa virão mais tarde, mas não desesperes, porque daqui a nada aparece outra novidade e ele vai aprender a nova e esquece essa.

Beijinho p ti, com carinho,

13 novembro, 2007 19:23  
Blogger Omeupititxoco said...

O meu, por enquanto, trepa sofás e cadeiras, e já me assusta...
Realmente, nestas idades eles têm tendência em imitar os mais crescidos, mesmo que digamos que só se imita coisas boas, a verdade é que eles não seleccionam só os bons comportamentos... A verdade é que as "modas" vêm e vão, vais ver que daqui a dias já esquece.Jocas*

13 novembro, 2007 19:40  
Blogger Habiba said...

Ola...
Passa pelo meu blog, tenho la 1 miminho para ti.
beijos
Angela

13 novembro, 2007 20:04  
Blogger Docinho said...

Mais uma fase... se não for... ui, ui!

Beijos a trepar
www.lojinha-doce.blogspot.com

13 novembro, 2007 22:25  
Blogger Smas said...

Olha, acho que vou tirar ideias das que te deixarem, pois tenhouma filha trepadora!
Ele é muito sossegado.
Bjs

14 novembro, 2007 02:18  
Blogger Não desistir said...

Esse post é um bocado asustador.
Eu por cá tambem tenho um trepador:)ainda não trepou foi aos sinais de transito. Vou ver se ele nao descobre o teu blog:P
Beijinhos e boa quarta

14 novembro, 2007 09:07  
Blogger olharbiju said...

Ai,ai...o que me fartei de rir!
Tenho 2 rapazes,o mais velho que hoje é professor,fui chamada de urgencia à escola para ser eu a leva-lo ao Hospital.Numa das trepadelas caiu e fez um valente "rasgão" numa perna.Levou montes de pontos...chorou,chamou...mãmã!mas
não aprendeu.
Hoje é ele que chama a atenção de alguns putos levados da breca.
O mais novo, felizmente não era tão aventureiro.
Pois minha amiga,não te quero desanimar...mas,esta "fase"pode ser longa.
Bjnhosssssssssssss
olharbiju

14 novembro, 2007 10:30  
Blogger Eu e Tu...Relatos nossos.. said...

Bem essa fase ainda não chegou lá a casa, orque acredito mesmo que seja uma fase, um dia quem sabe um susto nao o faça parar, mas dejeso que passe rápido.

Beijinhus

14 novembro, 2007 12:05  
Blogger Carina M said...

Bem tenho uma menina, e não é dada a trepar coisas, espero que o teu trepador acabe por se cansar.
Bjs

14 novembro, 2007 13:27  
Blogger Isália said...

Pois realmente nem sei te diga...penso que seja so uma fase...a fase da descoberta...é criança...mas chama-o a atenção...

14 novembro, 2007 15:29  
Blogger Ana said...

Nao te posso ajudar, a Xana nao eh dada a aventuras perigosas, mas acho que isso deve de ser uma fase, depois passa, acho que isso eh mesmo proprio de rapazes, desde que ele nao se aleije...

14 novembro, 2007 16:13  
Blogger turbolenta said...

Esta é autêntica:
Uma vez fui buscar o meu filho ao jardim escola(devia ele andar na 2ª/3ª classe).
A educadora de guarda ao recreio, quando me viu abeirar da porta disse: "o seu filho está no recreio".
Olhei....olhei....nada!
e quando vinha para entrar na escola, a educadora disse: ele está lá fora!
Olhei com mais atenção. Então não é que aquela alminha estava pendurado numa ameixieira, tal qual os macacos se penduram? Quer dizer: pendurado num tronco que era paralelo ao chão e abraçava o tronco com os 2 braços e as 2 pernas, e com as costas viradas para o chão. Chamei-o. Soltou , primeiro as pernas.Ficou pendurado pelos braços e , dando um salto, veio a correr para mim.
Repreendi-o. Fiz-lhe ver o perigo daquela posição. Nunca mais dei por ele cometer tal proeza.
Isso são fases passageiras. Algo que eles fazem para imitar os mais velhos e para se armarem em engraçados.
Agora...trepar pelos muros e esmurrar( e deixar sem concerto as botas novas)...isso foi uma história de longos anos. Desde as botas aos bibes rasgados, era mesmo o pão nosso de cada dia.
Quanto mais os repreendemos pior eles fazem. Só mesmo quando acontecer algum acidente a outro catraio que faça o mesmo e eles virem que o outro foi para o hospital. Aí sim...passam a ter um pouco de medo. Mas quando tiver uma maior percepção do perigo, deixa de o fazer.
Há que ter calma.
bjs
bom resto de semana

14 novembro, 2007 16:25  
Blogger Sonia said...

tenho um menino que ainda não trepa....mas achoq ue seja uma fase....e boa sorte para não dares em maluca

14 novembro, 2007 17:12  
Blogger RitaC said...

Esperemos que seja uma fase bem passageira!

Beijos trepadores!

14 novembro, 2007 21:36  
Anonymous Anónimo said...

passa no meu blogue, tens lá miminho.
beijinhos
carla

14 novembro, 2007 22:11  
Blogger Pitanga Doce said...

Ai que eu não sei se chame Ó Meu Deus ou Ó Camões!Que esta língua que inventaram pra servir a dois países, não dá certo não!
Se soubesses o que eu já ri! E se entrasse aqui mais uma brasileira, então é que havíamos de rolar no chão.
Ó Maria João:
"Trepar é lindo e apaixonante, mas não em todo o lado"! ahahahaha
Ai que ainda me chamam a GNR!

Isto até parece aqueles e-mails que recebemos e nos fazem rir. Desculpe Maria João mas se soubesses...!"estas trepadelas são o meu desespero"! ahahahahahaha
E ainda perguntas "se alguém tem um menino trepador"? Eu tenho...dois.
Ai me perdoa e se ficares zangada, deleta o comentário, mas o que eu ri...

Olha, a sério, tudo, mas tudo mesmo em criança, são fases,(e eu tive dois meninos) desde que a acompanhemos e falemos quantas vezes forem preciso de que não é assim que as coisas funcionam. Vem a fase de não querer tomar banho, a de só ouvir música alta, de não cumprimentar ninguém quando acorda, porque acorda sempre de mau humor...são tantas. Uns carregam mais "nas tintas" que outros. O teu menino é muito novinho. Nunca aches graça do que ele faz e mostra-lhe que a autoridade está contigo.

Mais uma vez desculpe a brincadeira mas acho que já somos amigas há tempo para poder rir-me assim.

beijinhos mãezinha assustada.

15 novembro, 2007 01:20  
Blogger Ana Isabel said...

Miga n te consigo ajudar mt, pois a Carolina por enquanto a unica coisa que trepa é os sofás.
Mas pode ser que seja só uma fase passageira, espero que sim miga.
Bjs

15 novembro, 2007 11:11  
Blogger Carina M said...

Oi de novo, olha já tinha visto o teu comentário acerca da morada para enviares o presentinho de desafio. Como não me sinto muito à vontade para deixar cá a morada, deixo o meu mail e depois envia nem que seja um olá, assim fico com o teu mail e envio a minha morada. pode ser assim? Ou então passa no meu blog e deixa lá o teu mail.
carina.m.melo@gmail.com

15 novembro, 2007 14:20  
Blogger TeTe said...

Eu tenho uma menina, e não é dada a trepar coisas, é mais tipo deitadinha no sofá é que se está bem :)). mas penso que isso seja uma fase passajeira, concerteza que te vai deixar boas redordações.
Beijinhos com carinho
Teresa

15 novembro, 2007 18:51  
Blogger Eu e Tu...Relatos nossos.. said...

Ola vim desejar um bom fim de semana para voçes

Beijinhus :)

16 novembro, 2007 11:33  
Blogger Lau said...

Obrigada pela visitinha! Faço minha tb as suas palavras, juro to tentando, mas tá difícil!!!! Logo vou postar uma bolsa q estamos fazendo a quatro mãos, minha mãe (que sabe td d costura) e eu (q já não se pode dizer o msm!!!), mas ta mto bonita, espero sua visitnha p/ conferir.
Bjs =)

16 novembro, 2007 23:25  
Blogger Habiba said...

ehehe... eu tambem ja vi as duas versões da paixao dos deuses! Mas um quadro tão lindo fica perfeito de todas as maneiras... ate acho que de cabeça para baixo fica bem... beijos

17 novembro, 2007 12:34  
Blogger Teresa Silva Henriques said...

Bom, isso de ter um filhote tipo Homem Aranha tem que se lhe diga... Mas concerteza é uma fase, fica descansada, vai passando com o tempo...
Tenho um filhote que estará em boa idade de fazer tropelias dessas, mas FEIZMENTE não me parece que esteja para ai virado, ainda por cima tem vertigens... é muito dificil!!!
Bjk
Teresa

18 novembro, 2007 02:14  
Blogger Gio said...

Ehehehehe eu nao tenho filhotes mas achei alguma graça a este post... espero que seja uma fase para que não fiques doida, eheheheeh

20 novembro, 2007 22:26  
Blogger MARY said...

bem eu acho que piora hehehehe o meu traquina de 9 anos parece um macaquinho e trepa bem tudoo em casa na escola, aiiiii os meus cabelos brancos...
Amiga vim agradecer o seu imenso carinho, esta semana andei mei em baixo mas ja estou em cima de no
vo hehehe e graças ao apoio de pessoas carinhosas, vc é uma delas, muito obrigada pelo seu carinho fico muito feliz que goste de ir ao meu cantinho eu sempre q~ue posso tambem gosto de vir me deliciar com os seus posts que tem o condão de me pôr a pensar sempre, adoro isso.
Desejo um lindo fim de semana
mil beijos da may

24 novembro, 2007 19:24  

Enviar um comentário

<< Home