terça-feira, 20 de maio de 2008


Depois de um fim-de-semana de doidos, com tanta coisa para fazer, sem tempo para nada, com miúdos a embirrar e adultos a não colaborar, eis que inicio uma semana de trabalho de tal forma que a minha ideia era fazer um post assim mesmo:
“A quem, por qualquer motivo na sua vida, já se sentiu um dia um autêntico monte de estrume, eu peço que por favor me diga, como fez para que esse dia terminasse mais depressa.
Mas acabei por descobrir por conta própria e agora posso dizer qual o remédio para esse tão grande mal a que pomposamente chamamos falta de auto estima.
Nada mais nada menos que... ir ao dentista.

Sempre fui, continuo a ser e provavelmente sempre serei, aquele tipo de pessoa que vai a todo o lado desde que tenha o apoio de alguém ou o faça por alguém.
Sozinha... só por mim... não vale muito a pena.
Não sou fanática por brincos, nem por malas, nem por sapatos... ando vestida pois claro mas não tenho daqueles guarda-roupas de princesa e o cabelo é penteado em casa e cortado só quando precisa.

Mas há uma coisa em mim com a qual tenho um especial cuidado: os dentinhos.
Não tenho nenhuma dentadura deslumbrante nem daquele branco imaculado que alguns sorrisos exibem mas... são meus.
Tantas vezes me vem a cabeça a imagem do meu avô sentado à chaminé caiada com oca, a comer pão com linguiça. A linguiça era bem difícil de comer sem dentes.
Porque é que sempre que penso em momentos passados as lágrimas parece que adquirem a força de um repuxo? Não, agora não posso.

Há três dias que andava com um dentinho partido.
Uma daquelas coisas a que eu chamo "montão de dinheiro" mas que o excelentíssimo dentista insiste em chamar de “grande reconstrução”, não aguentou a mastigação da torradita e pronto... lá vão 60 euritos.

E é aqui mesmo que bate a maluqueira toda.
Um dente que não se vem nem no mais escancarado dos meus sorrisos, que não muda em rigorosamente nada a minha imagem, que ninguém sabe como está nem como esteve, teve o poder de me fazer sentir vontade de sorrir, de falar mais simpaticamente com as pessoas e de me ver mais bonita no espelho.
Me fez sentir que o sol quando nasceu... foi para mim também.

Não compreendi como foi possível... mas não faz mal.
Fiquei tão bem.

15 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá João, a tua mensagem, até pensei que estavas a falar de mim. Porque tb não ligo a nada. Visto a primeira camisa/t-shirt que aparecer e as calças de ganga que estiverem mais perto. Também não gasto dinheiro em cabeleireiros nem em nada que eu acho desnecessário. Mas quando falas em dentistas, aí eu vi que que não estavas a falar de mim. Porque o medo/pavor mesmo que eu tenho deles resulta na boca horrivel que eu tenho, e da qual tenho vergonha. Falta de dentes, outros partidos, uma autêntica vergonha. Mas eu não consigo, chego a desfalecer na sala de espera, tal é o meu medo ou nervos sei lá.
Beijinhos e bom feriado.
carla

21 maio, 2008 10:47  
Blogger Eu e Tu...Relatos nossos.. said...

Se gostas te e te fez sentir bem, fizes te o acertado...é claro que à dinheiro que custa a sair, mas é recompensado ;)

Beijinhus grandes

21 maio, 2008 14:12  
Blogger Lau said...

Se te fez bem, é isso msm, temos que ivestir em nós tb =))
Qto aos animais, penso como vc, nem imagino qdo o Lili morrer =( Vai ser mto difícil, mas espero que ainda demore mto!
Bjinhus, bom feriado!

21 maio, 2008 17:10  
Anonymous Anónimo said...

É preciso é haver uma motivação.... e se é o dentista, pois que seja, agora a mim o dentista não me consegue motivar não, eheheheh

21 maio, 2008 17:45  
Blogger Isália said...

bem...isto da saude oral tem muito que se lhe diga...eu tb prezo muito os dentes contudo os meus pais sempre se descuidaram...os meus dentes sao muito fracos e partem.se com facilidade...mas só agora com o meu dinheiro e que começei a tentar dar conta deles...só um costou 400 euros...mas ainda tenho aqui dois que me atormentam...vao com o tempo...mas é tão caro ir ao dentista...

21 maio, 2008 19:11  
Blogger Docinho said...

Um beijo... é o que te deixo...

22 maio, 2008 11:09  
Blogger olharbiju said...

Olá João.
Sei que me repito, mas é inevitavel...adoro as coisas que escreves...e pq será que te dou cá no meu intimo sempre razão, seja qual for o tema?!
É pq o q escreves,de um modo ou de outro encaixa sempre qualquer coisa no nosso dia a dia.
Tens que um dia pegar nestes retalhinhos todos que tens no teu blog e fazer um livrinho de encantar...pode ter mesmo o nome do teu blog e acrescentar:
"O olhar de uma mulher".
Pensa nisso
Bjnhos grandes e para o teu azulinho e a tua rosinha.

22 maio, 2008 11:45  
Blogger Ana said...

Estou como tu, de roupas nao pesco nada, make-up entao, fico como um burro a olhar para um palacio.
Quanto aos dentes tambem acho que sao muito importantes, em todos os aspectos. Felizmente nao pago nada cada vez que la vou.

22 maio, 2008 15:54  
Blogger Maria Vicente said...

quando me sinto assim, tipo estrume, tomo um banho daqueles enormes e esfrego o corpo todo, só faltando mesmo uma escova de arrame.
isso dos dentes estas certa, mesmo que não se veja temos que arranjar, pena é que neste belo pais não existam apoios a quem não pode pagar. mas enfim...é o que temos ou merecemos...
boa fim de semana, beijinho

23 maio, 2008 09:38  
Blogger Lau said...

passei p/ ver as novidades, te desejar bom fim de semana e te deixar um bjinhu =))

24 maio, 2008 01:27  
Blogger Lau said...

Maria, vai dar certo, vc vai ver!
Sabe, costumo usar cola branca, que sempre dá certinho, passo dos dois lados da peça e fica transparente.
Bjinhus =))

24 maio, 2008 13:52  
Blogger Enfim... said...

possa 60 euros loool isto cada vez ta pior cada um rouba para seu lado fogeee

bem olha o que interessa e queficas te bem

beijinhos

bom fim semana

24 maio, 2008 18:38  
Blogger Patricia said...

Eu também tenho cuidado com os meus dentes, se bem que deveria lava-los mais ;) Mas orgulho-me de dizer que até hoje nunca tive uma dor de dentes e a dentadura que tenho na boca é 100% minha.

bjs

24 maio, 2008 21:16  
Blogger vania said...

la miga como estas.nunca mais falamos espero k esteja td bem.a ver se apareces miga.beijinhos vania e debora

26 maio, 2008 14:08  
Blogger Carina M said...

Já o velho ditado diz "há males que vem por bem".
Bjs

26 maio, 2008 14:41  

Enviar um comentário

<< Home