sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

Chocolatinhos


"O coelhinho foi com o Pai Natal e o palhaço no comboio ao circo."

Quando eu era pequenina o Menino Jesus trazia-me sempre embrulhos de chocolates.
Hoje o Pai Natal trás dinheiro (atitude que eu abomino - um dia farei um post sobre isso, talvez conquiste algumas antipatias mas não há-de ser nada).

Voltando ao que interessa, eram coisinhas lindas com pratas que eu alisava e fazia colecção: ratinhos, carros, sinos, sombrinhas, pinhas, coelhinhos, pais natais... .... ...os ratinhos tinham um recheio tão bom. E eram todos pendurados na árvore.

Quem disse que as crianças de hoje são diferentes das de "ontem"?
Só o são porque nós assim as condicionamos - nós, sociedade.

Estes ano comprei sacos de chocolates (não consegui os ratinhos, com muita pena minha).
Aabri os sacos, misturei as coisas e embrulhei em papel com um laçinho.
Um embrulho disforme e desengonçado a saber verdadeiramente a Natal.

Os meninos adoraram!

Anteontem fiquei até ás 2 da manhã.
Só me lembrei quando ia subir para o quarto, mas não podia deixar para depois.

Agarrei no cestinho dos chocolates, uma agulha e o carrinho de linhas.
Nos que não tinham fiz uma argolinha para pendurar.

Ontem pude ver, nas pessoas dos meus filhos, eu e a minha mana anos atrás a rodopiar sofregamente á volta do "Natal" para dependurar bonequitos soborosos.

Eu adorei e eles adoraram.
Acho que vou recuperar esta tradição em minha casa.

Ainda hoje, quando penso no Natal, a primeira coisa que me vem á lembrança são os chocolates para pendurar.
Esses e as iscas na frigideira mascarrada em cima do fogareiro.
Este "trio" também já passou á história. Tenho pena.

4 Comments:

Blogger Isália said...

é muito bom mostrares aos teus filhos como passavas o teu natal. eu também recebia chocolates e pendurava na arvore... aqueles das pratinhas, também os alisava e colocava nos livros...tempos depois ao folhear os livros encontrava as ditas pratas...

29 dezembro, 2006 11:49  
Blogger Ana said...

Olha eu tambem fazia isso no Natal, alias a minha mae fazia, punha coelhinhos e Pai Natal na arvore e nos comiamos tudo, como tu tambem eu alisava as pratinhas dos chocolates, mas tarde gostava de cheirar a pratas.
Costumo fazer isso na noite de 24 para 25, quando a filha desce para abrir os presentes, ve sempre que o Pai Natal lhe deixou chocolates, claro que umas horas depois desaparece tudo.
Mas a tradicao fica....
Um Bom Ano para ti, espero que o 2007 seja cheio de Saude,Prosperidade e Amor.
Beijinhos

29 dezembro, 2006 14:03  
Blogger Sonia said...

que engraçado, ainda á poucos dias falava disso com o meu marido e falavamos das saudades que tinhamos dos pai natais, sinos e ratitos em chocolates com aquela prata a cobri-los .. que bem que sabia, e natal sem pai natal de chocolate nao era natal.. raramente os encontramos nos hipermercados... passamos por um minimercado dos nossos tempos de adolescentes e lá estavm eles OS VERDADEIROS PAI NATaIS DE CHOCOLATES de outros tempos e claro compramos logo meia duzia(pareciamos outra vez crianças) sao essas prendas que lembramos com saudades esomos nós que temos que fazer com que essas tradiçoes voltem- tudo de bom e um optimo 2007

29 dezembro, 2006 18:18  
Blogger Miguel said...

Maria João,

Eu para continuar com a tradição, também comprei e coloquei na arvore de natal, os ditos chocolates ...!

Para dizer a verdade, fez a delicia da Matilde e doa mais velhos ...!

Hihihihihi ...!

Bjks da Matilde e Cª!

29 dezembro, 2006 18:38  

Enviar um comentário

<< Home