quinta-feira, 14 de dezembro de 2006

Estou triste e zangada.

O meu menino é esperto, inteligente, energico e saudável.
Também acho que é bonito, mas no fundo, isso é o que menos interessa.

Fez 5 aninhos em Novembro e é espanhol a falar.
Não diz os "rr" e outras coisitas mas entende-se perfeitamente.

Eu também era assim.
Poucas semanas antes de entrar para a primária é que entrei nos eixos com a linguagem.

A educadora pensou que ele poderia adiantar-se com terapia da fala.
Não me foi muito fácil aceitar isso, mas pronto, se é para adiantar...

Ontem fui a uma reunião com a assistente social.
Mostrou-me o processo onde tem a informação que corre risco de ficar com atraso grave.
Levantaram-se questões de saude durante a gravidez, problemas ao nascer e otites em bebé - nunca houve rigorosamente nadinha.
E se o menino fosse surdo, será que eu não teria já notado?
Vão fazer uma avaliação do menino e depois comunicam-me o resultado.
Tudo será feito no próprio Jardim de Infância.

Disponibilizaram-se para fazer a reunião de ontem em minha casa.
Preferi descolar-me eu, aos seus serviços.

Será que vão querer esmiuçar a minha vida toda só porque a criança diz méda em vez de merda ? - (ele não diz estes termos, eu é que estou irritada).

Sinto-me ultrajada, confusa, triste e com medo.
Tenho medo que os meus olhos de mãe não tenham conseguido ver mais além.
Mas não consigo ver motivos para tanta conversa.
Ou eu sou estupida ou estão a fazer uma tempestade num copo de água.

8 Comments:

Blogger Não desistir said...

Não sofras pro antecipação:( Eu sei que falar é facil mas vais ver que está tudo bem com o teu menino.
Um beijinho mto grande

14 dezembro, 2006 16:37  
Blogger Sonia said...

olá.. ás x querem ver problemas onde eles nao existem... as criança snao sao todas iguais umas explicam-se mais que outras- é normal.. beijinhos

14 dezembro, 2006 17:04  
Blogger Ana said...

Joaozinha, a minha filha ja tinha 2 anos e meio e nao falava quase nada, eu andava tao preocupada, tambem pensei que podia ser ouvidos, mas nunca me apercebi que ela fosse surda, o que poderia ser?
Ate que uma pessoa da familia (muito malvada) me encheu de medo, ate tinha pesadelos, dizia-me que se ela nao falava bem, era porque tinha um atraso mental, que essas coisas estavam sempre ligadas.Tu, como boa mae que es, imagina o meu sofrimento.Os anos foram passando a minha filha agora fala pelos cotovelos e eh uma aluna exemplar, tem as notas mais altas da escola-isto dito pelas professoras- , numa comversa que tive com o pediatra ele explicou-me que ha dois tipo de graficos para as criancas, ha uns, que se desenvolvem rapidamente, e com 2 anos falam como gente grande e ha outros, que demoram a falar, isso nao quer dizer que os primeiros seja mais espertos que os segundos, so que as criancas nao sao iguais.
Por isso te digo, nao te atormentes com os diagnosticos feitos em cima do joelho que muita gente faz , tu es a mae, nao ha ninguem no mundo que o conheca melhor que tu, se algo de grave se passasse com o teu menino tu ja tinhas pressentido isso.
Mil beijinhos

14 dezembro, 2006 17:40  
Blogger Marta said...

Tem calma!
Não há-de ser nada.^
Às vezes parece que sentem necessidade de "mostrar serviço" e caem em exageros.
Beijinhos

14 dezembro, 2006 21:56  
Blogger Lisa_pt said...

Pelo q contas tb me parece ser uma tempestade num copo de água, mas ñ desesperes q isso tudo se resolve, na família tb tive uns primos que eram o contrário, todas as plavras com "r" não sabiam dizer o "re", fazendo sempre carregamento na letra e dp saia sp "erre", são coisas q acontecem mas q dp passam!

Joquinhas e mantém a calma q ñ há-de ser nada

14 dezembro, 2006 22:57  
Blogger Ana Isabel said...

Não fiques assim.
Sabes que ás vezes p/se "mostrarem" mt competentes aumentam as coisas mais do q elas na realidade são, já sei disso por experiência de um pediatra q tb me pregou um susto sem razão nenhuma.
Vais ver q vai correr tudo bem.
Bjs

15 dezembro, 2006 14:37  
Blogger Isália said...

não te preocupes....O meu namorado tem um primo com 3 anos que nem sequer diz nada...só emite sons, diz ola mãe etc etc. só agora que foi pra pré e que ja o ouvi dizer tio, tia, madinha, pima pimo, etc etc...mas os nossos nomes proprios ainda tem muita dificuldade em pronunciar...vais ver que ele desenvolver rapido, assim que for para a escola

18 dezembro, 2006 12:26  
Blogger Patricia said...

Uma coisa é certa, não vale a pena chorares antes do leite derramado. Espera pelos resultados dos exames.
Mas não te preocupes, nem todas as crianças têm o mesmo nível de desenvolvimento...

18 dezembro, 2006 19:53  

Enviar um comentário

<< Home