sexta-feira, 25 de maio de 2007

O castigo (parte II)

O tempo estava bonito.

O sol fazia brilhar o verde das plantas do quintal e estava-se bem na rua.
Peguei numa roupinha sensível, no frasco de lava-lãs para roupa delicada, num alguidarinho de plástico e fui encher o tanque de água limpinha.
Surge a minha menina a correr para junto de mim toda sorridente e entusiasmada.
"Mamã, mamã!
É hoje que me vais dar as calças e a barra de sabão para eu lavar?"

O meu mundo quase me caiu aos pés.
Era suposto ser um castigo e não um divertimento.
E a minha "voz de leão" não terá tido então o mínimo poder "amedrontativo".
E eu a pensar que poderia ter sido dura de mais.


Oh! Que saudades dos tempos em que os pais levantavam um nadinha a voz e as crianças obedeciam logo.

Respeito, respeito onde é que tu andas?

Acho que começo a entender.

Acho que começo a entender quando os velhos dizem que "hoje em dia já não há respeito nenhum".

10 Comments:

Blogger Carina M said...

Mias uma vez a tua descrição, as palavras "roupinha" "alguidarinho", agora diz-me como é que podes amedrontar as tuas crias se até a escrever és delicada e simpática. Tu não vês que ela já te topou?
Mas tens razão o respeito ás vezes anda por ai perdido sem rumo certo.
Bjs

25 maio, 2007 12:20  
Blogger Ana said...

Nessa altura, meio a brincar, meio a serio eh que lhe podias por o sabao na mao e dar-lhe a roupa que ela suja com a caneta, assim ela iria perceber como eh dificil, lavar roupa, e talvez para a proxima nao se sujasse.
Eh bom fazer trabalhos assim com as filhotas, lavar a roupa ou cozinhar, plantar..

25 maio, 2007 14:12  
Blogger Patricia said...

Quando eu era pequenina sempre que a minha me "castigava" com uma tarefa de adultos era uma folia para mim, principalmente se tivesse a ver com água... é que eu adoro mexer em água!

25 maio, 2007 16:39  
Blogger María said...

Tenho tanto medo do meu se transformar naqueles míudos que desrespeitam os pais e adultos.....nem quero pensar..mas faço o melhor que posso! Bjnhos

25 maio, 2007 18:29  
Blogger Pitanga Doce said...

Não confundam medo com respeito. Não sei qual a idade da menina pintora mas com certeza não foi com maldade ou para te contrariar que (digamos assim) fez uma obra de arte nas calças!
Ela te ama e sente segurança quando está contigo. E diz lá se não seria divertido lavarem juntas a roupinha dela? E as bolinhas de sabão? Aproveita que eles crescem.

beijos de quem já secou calças de ganga com secador de cabelo na hora de ir para a festa de São João na escola. Ele tinha só tres anos e as enfiou num balde com água sem que eu visse...

25 maio, 2007 19:36  
Blogger Isália said...

até foi bom ela ter tomada iniciativa..

26 maio, 2007 18:32  
Blogger Sonia said...

realmente a scoisas mudam.... oh se mudem
mas nao te podes queixar de nao ter uma filha que te respeite, ela só queria cumprir o castigo....

29 maio, 2007 21:48  
Blogger Nana said...

de facto concordo... nao se pode confundir medo com respeito....

Medo.. ao longe..... re4speito, sempre... exigo e tem de ser cumprido.
A minha filha tem 3 anos,.... como todas as crianças testa os limites ao maximo.
Contudo, e como dizem ca em casa... eu sou um general.. :) isso tambem tem a ver com o facto de ser professora...
Basta eu chamar o nome dela mais alto e ela ja sabe que fez tolice :)
Nas as coisas sao mesmo assi.... e acima de tudo, ensinar e exigir respeito... MAS.... nós pais.. temos de os respeitar tambem a eles.. e isso... na minha casa e reciproco..

beijinhos
nana

12 junho, 2007 22:14  
Blogger Meggy said...

Vá, vá, não sejas assim... =P
Talvez ela não tenha entendido as coisas da mesma forma... Mas vamos a ver uma coisa, ao menos é bem educada =P...
Pronto, isto é no que dá tar acordada ás 3 da manha... =/...

Beijo, boa semana... Passa por o meu cantinho... =D

18 junho, 2007 03:05  
Blogger Ale said...

Para te consolar te digo que minha menina fez a mesma coisa. Eu lhe disse que se o uniforme estivesse como se rolasse no chão ela iria lavá-lo.
Então naquela semana tive coragem de mandá-la ao tanque. Ela se molhou inteira e adorou lavar a camisa e ainda me perguntou se não tinha mais alguma roupa para ela lavar. Não resisti e tirei até uma foto.
Depois foi contar ao pai que ela está me ajudando nas tarefas de casa pois já sabe até lavar o uniforme da escola.

Crianças fazem artes iguais em qualquer canto do mundo!

beijo...

Ale - RJ Brasil

18 julho, 2007 19:55  

Enviar um comentário

<< Home