sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Prendas sem coração

SEM

Quando a obrigação não atrapalha a devoção, tomamos nas mãos o nosso coração e no pensamento o carinho que temos por alguém.
Munidos dessas duas armas percorremos lojas, vemos preços, vemos feitios, vemos pormenores... antecipamos sorrisos e brilhos nos olhares de quem vai receber.
O papel tem motivos de carinho e o laço tem brilho de amor.
Nesse embrulho vai também o coração de quem dá.
E quem recebe, recebe também a certeza de que esteve no pensamento desse alguém... a certeza de que foi lembrado.

Dinheiro... dinheiro é prenda sem coração.
Dinheiro só tem coração quando é esmola ou para ajudar quem precisa.

Quando casei ganhei prendas em dinheiro. Com elas viajei, mobilei a casa... soube bem para começar a vida.
Hoje recordo os sítios onde estivemos mas não recordo “quem nos levou” lá. Ao limpar o pó dos móveis não recordo quem nos “ofereceu”. Foi a união que fez a força e assim conseguimos algo maior.

Os que não contribuíram para o “bolo” levaram embrulhos com laços.
Hoje eu subo a escada, vejo o jarrão e lembro-me da Maria... venho até ao hall, vejo o pote e lembro-me do Manel... abro o armário, vejo a torteira limonges e lembro a Isabel... olho a colcha branca e lembro a Rosa...

Mas nenhum dos meus filhos ainda tem idade para casar.
Nenhum deles ainda tem necessidade de se auto sustentar.
Porquê então?
Porque pensarão que eles precisam desse material sem laços nem carinho? E ainda por cima no Natal que é tempo de amor e bons sentimentos?

Família é amor, é dádiva, é transmissão de valores.
Como posso eu tentar transmitir os meus valores sem ser ofensivo para ninguém?
Como dizer que quero educar os meus filhos com base no carinho e no reconhecimento dos bons gestos?

Dá-me uma flor escolhida por ti a pensar em mim... não me dês o dinheiro para eu própria a comprar a pensar em mim.

12 Comments:

Blogger Lau said...

Olá flor, vim aqui te desejar um doce e feliz 2011, com mtas alegrias, saúde, paz e recomeços... o resto a gente conquista!
Bjinhus no coração!!!

01 janeiro, 2011 20:45  
Blogger albana said...

a magia de desembrunhar uma prenda que foi comprada e oferecida com o coração...não se explica, sente-se!

Infelizmente há quem não tenha essa sensibilidade!

Bjinho

12 janeiro, 2011 13:23  
Blogger albana said...

*desembrulhar



ando muito trapalhona

12 janeiro, 2011 13:25  
Blogger turbolenta said...

Dinheiro é uma prenda tão impessoal! tão desprovida de sentido! Aquilo que só dá quem não tem imaginação, quem acha que a pessoa a quem o dão nem vale uma procura numa loja, a observação do dia a dia da pessoa a quem queremos ofertar algo e sentir o prazer de a ver desembrulhar aquilo que, há uns meses, numa casual conversa acabou por dizer que gostaria ou precisava.
Dar dinheiro significa que não merecemos atenção da pessoa de quem o recebemos, que ela nem sequer está para se preocupar connosco. É um: toma lá e não me chateies.
Nunca dou dinheiro senão em casamentos, pois acho que é a altura da vida em que ele pode fazer mais falta a quem o damos. Nesse caso, para quê comprar algo que nem sabemos se os noivos já têm ou se não vai nada de encontro aos seus gostos pessoais?.
E mesmo assim, para as pessoas mais amigas e íntimas já nos temos juntado várias casais e oferecer uma viagem com tudo incluído, que pode ser utilizada no espaço de uma ano e num destino à escolha deles.Apesar de ser uma dádiva em dinheiro , ele foi convertido num bem não essencial mas que, na verdade, pode trazer muitas boas recordações ao longo dos tempos.
Odeio quando os meus pais pegam num cheque e o dão no Natal. Mas também já lhe achei aquilo que considero ser a opção mais adequada: Como fiz PPR para cada um deles, esse dinheiro vai direitinho para reforço dos mesmos. Pelo menos, um dia mais tarde têm lá o tal complemento de reforma.
Desejos de bom ano

15 janeiro, 2011 15:41  
Blogger turbolenta said...

turbolenta disse:
Depois de ler o que escrevi dá a sensação que eu fiz um PPR aos meus pais. Não, foi aos meus filhos.

15 janeiro, 2011 15:44  
Anonymous Prendas said...

presentes bonitos realmente agradável graças compartilhamento de informar-me .

25 janeiro, 2011 09:39  
Blogger TeTe said...

Ola, João,tudo bem?
vi hoje o teu comentário não sei há quinto tempo o deixastes ,mudei de emprego e com essa mudança fiquei sem tempo para o blogue,as artes eram tb um hobbie que saía caro e daí ir me afastando ,por vezes á noite dou uma espreitadela num ou noutro blogue.
Há blogues que vou recordar para sempre, o teu está no rol porque sempre adorei a forma como escreves!
Um bom ano para ti e para os teus,
Tété

25 janeiro, 2011 19:56  
Blogger Unknown said...

Muito bom post, seja membro do meu blog: Alemay Sabetudo http://www.alemaysabe.com.br

Abraços

13 agosto, 2011 21:31  
Blogger Jutilandia Ferreira - Terapeuta Holistica said...

O PROJETO SINTONIA, está em busca de madrinhas, e padrinhos...., temos uma lista de pessoas para ajudarmos mas precisamos de recursos

colabore o valor não importa, 1+1+1+1.....somamos um mundo melhor para alguem!

http://jutilandia-terapeuta.blogspot.com/p/sonhocolabore.html

bjos

Ju

26 agosto, 2011 15:55  
Blogger albana said...

Olá Maria João, só hoje vi que me deste os parabens e eu nem te agradeci...desculpa!!! Como nunca é tarde agradeço agora: OBRIGADA ;)

Eu continuo a passar sempre por aqui, sempre na esperança que o meu blog inspirador tenha novidades,( és a culpada de eu ter um blog...acho que já te disse!)
Espero que esteja tudo bem com os teus meninos coloridos Rosinha e Azulinho!
bjinho

29 agosto, 2011 10:55  
Blogger olharbiju said...

Olá João.
Há quanto tempo não falávamos. Desculpa esta minha grande falta. Sempre gostei muito de ter as coisas que te vem da alma e do coração.
Adorei e estou de acordo contigo, neste ultimo texto que escreves-te.
Desejo de todo o coração que os teu Rosinha e Azulinho estejam a crescer fortes e saudáveis.

Amiga aquela couve era para o Natal, mas... já foi colhida e comida. A minha mãe e o meu pai andam sempre a tomar conta desses intrusos, mas sabes que eu não gosto de os ver matar!! faz-me pena! A minha mãe diz que tem que ser senão lá se vão as hortaliças!

Quero aproveitar de te mandar uma caixa com um laço muito lindo. Abres e encontras muito carinho, amizade, beijinhos, abraços e sorrisos.Distribui p'lo marido e p'los filhotes.
BOAS FESTAS com muito calor humano.
Bjnhossss
alice

17 dezembro, 2011 13:46  
Anonymous jual mesin las said...

nice info, thanks

05 dezembro, 2014 09:14  

Enviar um comentário

<< Home